25 de novembro de 2011

Você conhece o Psicobloc?


No estilo de escalada conhecido como psicobloc, os atletas têm o volume de água localizado na base das falésias – seja em rios, mares ou lagos - como única forma de amortecer as inevitáveis quedas, que podem ultrapassar os 20 metros de altura. A prática surgiu na década de 1970 em Mallorca, na Espanha, mas começou a desenvolver no Brasil principalmente em 2010. O fator psicológico de se escalar sem equipamentos é o maior desafio para os escaladores tradicionais. 




Competição em Bilbao 2010
Crédito da imagem: BBK

Já existem várias vias da modalidade no Brasil. No nordeste o destaque fica com o Cânion do Talhado, no Sertão Alagoas.


Para Felipe Dallorto, pioneiro em descobrir locais para a verdadeira prática do psicobloc no Brasil, a modalidade tem tudo para dar certo. "Acho que só tem a crescer, pois o nosso país é rico em mares, rios e pedras, e o psicobloc é uma escalada pura que mexe com qualquer pessoa que pratica a modalidade com essa consciência". Flavia dos Anjos também está otimista. "Sabemos que estamos contribuindo para o crescimento da escalada, ajudando a desenvolver nossos caminhos e possibilidades", diz.
Para ela, o interesse em conhecer a modalidade já está sendo despertado em várias pessoas. "O psicobloc é atraente com um algo especial dentro das modalidades da escalada. As pessoas já estão perguntando, estão cheias de curiosidade. Acho que vai crescer e até formar um grupo próprio. Escaladores que só se dedicam a isso e outros que podem se tornar escaladores só para o psicobloc".


O Brasil já conta com expoentes desta modalidade, ainda que não em muros artificiais, mas com certeza poderemos ver em breve este tipo de compatição aqui também.

Segue o vídeo da competição intitulada Psicobloc Master Series BBK, que aconteceu em Bilbao (Espanha)....e sabe quem ganhou? Chris Sharma






PSICOBLOC NORDESTE - Bastidores. ActionBrasil.Tv




Nenhum comentário:

Postar um comentário