10 de novembro de 2011

O que é Escalada?

A escalada é uma atividade (considerada um esporte de aventura) derivada do montanhismo. A escalada é um esporte radical realizado principalmente sob as superfícies de rochas mais sólidas possíveis, geralmente verticais ou negativas, onde a parede forma com o chão um ângulo menor que 90 graus. O objetivo principal do escalador é escalar sem cair, o que dependendo do nível de dificuldade da via normalmente não acontece.

Como equipamentos pode-se citar as proteções fixas (grampos ou chapeletas) que são usadas para a segurança do escalador, corda, cadeirinha e mosquetões. Usa-se também carbonato de magnésio para evitar a transpiração das mãos e sapatilhas de solado liso e aderente.

Há diversas modalidades de escalada, sendo que as mais conhecidas são: 


escalada indoor-muro artificial; 

escalada big wall - paredes grandes que podem levar vários dias de escalada; 

escala livre - mais praticada no Brasil, é uma escalada em lances livres sem o uso de proteção móvel, recorrendo ao artificial em último caso, as vias podem ser longas mas não passam de um dia.

Escalar significa superar os limites físicos e mentais, além de descobrir a beleza da natureza e a liberdade.


Add caption
VAMOS ESCALAR!

A escalada é uma das poucas atividades onde praticantes, desde crianças até homens e mulheres com mais de 50 anos, podem atuar em um alto nível de performance. De fato, não importa se você é alto, baixo, leve, pesado, homem ou mulher. A escalada tem um aspecto individual onde a resolução das dificuldades (físicas e mentais) se adequa às condições de cada escalador, sendo assim um grande instrumento de auto-conhecimento e fonte de constantes desafios, expondo o praticante à trabalhosas experiências de sucesso e também frustrações, um exercício valoroso para a essência do ser humano.

Por outro lado, a escalada estimula a sociabilização através de sentimentos como parceria, confiança, apoio e amizade. Além de influenciar diretamente no estilo de vida, pois desenvolve um caráter de desapego, amor pela natureza, domínio do ego, entre outros valores como o respeito aos próprios limites e à vida.

Fontes:

http://www.escaladacafe.com.br


http://www.spiner.com.br