29 de novembro de 2011

Escalando em Algodão de Jandaíra - PB

Algodão de Jandaíra, este município teve sua emancipação a pouco tempo, a cidade foi emanciapada no ano de 2004 desmembrando-se de seu município mãe Remígio, situado no agreste paraibano, e tendo autoridade política no ano de 1997, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. Distante cerca de 156 km da capital e 62 km de Campina Grande, suas
coordenadas: 6°50'38"S   35°55'27"W. Com uma população era estimada em 2.385 habitantes e área territorial de 220 km², algodão de Jandaíra é uma cidade pacata e rica em pedras para a prática da escalada e outros esportes de aventura.

As expectativa são de que a cidade venha a ser candidata para a sede do Encontro de Escaladores do Nordeste (EENE) de 2013. Sabendo disto várioas escalador estão dando o gás para que sejam conquistadas mais vias na área.


Dentre estas conquista quero relatar uma onde Dagoberto (recife), Claudinor, Rafael e Fabricio ambos de Campina Grande, dentre outros participantes.  A região "possue algumas montanhas de 50 a 80 metros, e muitos, mas muitos boulders, e pude perceber pelos que me aproximei que a qualidade é boa." (Dagoberto)

Dentre algumas vias que foram conquistadas estão: "Amnesia na Chapa - 8a 60m E1" e a via "Mar de Agarras - IVsup E2".

A via Amnesia tem esse nome pelo o fato de Dagoberto ter esquecido os grampos, mas para a sorte dos escalador de platão, Wolgrang emprestou as Chapas, Stenio conseguiu os paraboults e Claudionor do CMP os grampos.

Dago conquistando a Amnesia na Chapa - 8a 60m E1

Fabricio conquistando a Amnesia na Chapa
"Ao chegar na base da Pedra do Caboclo, escolhemos logo uma linha e partimos para cima, eu, Rafael, Fabricio e Stenio, trabalhamos o dia todo, no que resultou em uma via bastante técnica, alguns lances alucinantes, a galera se animou e entrou na via várias vezes antes de terminar o final de semana, a via ficou show, com 15 costuras, é possivel repetir a via toda, altamente recomendavel, rocha solida, agarras que não machucam, e lances lindos." (dagoberto)



Wolgrang iniciando a conquista de outra via logo a direita da Amnesia na Chapa, via de agarrões.

Dago conquistando a Mar de Agarras - IVsup E2

Claudionor e o pessoal de Cuité, conquistavam uma chaminé e outras vias que quando estiver com os nomes e as fotos postarei  no blog.


Cume

Fabricio e Rafael conquistando na Mar de Agarras

Eu e Wolgrang no cume, o visual é show

Sr Antonio, proprietário do terreno onde tem a rocha, pessoal muito simpatica, gente finissima.

Trilha de acesso a rocha.

Pessoal no acampamento proximo a Pedra do Caboclo.


Fontes de Pesquisa: wikipedia

Adaptado de http://dagoivan.blogspot.com