17 de novembro de 2011

Primeiro escalador a mandar o nível máximo de graduação (V16) ou (12b)


Galera eu sei que o "tema" do blog é "Escalando na Paraíba", porém direto da República Tcheca vem a notícia da provável escalada de um boulder (V16) o que no Brasil seria um entre um 12a a 12b. Então uma façanha como essa não podia deixar de ser postada no Blog, segue ai a matéria na integra.

Aos 18 anos de idade, o tcheco Adam Ondra continua dando provas de que é um dos melhores escaladores do mundo na atualidade. Esta semana, depois de doze dias de intenso trabalho, ele finalmente pôs fim a um projeto (escalada) em Holštejn, na República Tcheca, próximo de onde mora (veja abaixo as fotos de Adam trabalhando nesse projeto). 
 
 tcheco afirmou ao site ukclimbing.com que a Terranova consiste em 12 movimentos difíceis e outros 5 fáceis. Ele, que anteriormente havia escalado cinco projetos V15 (tabela que gradua a dificuldade em escalada em boulder, ou seja, em rochedos relativamente pequenos), sugeriu V16 à recém-conquista. Com isso, ele se torna o primeiro escalador a mandar o nível máximo de graduação, tanto da escalada em boulder (V16) quanto de uma via esportiva (12b).





   



 
PROJETO NOVO: Adam Ondra durante seu empenho em escalar o boulder Terranova
(FOTOS: Vojtĕch Vrzba)

“Acredito que, para a maioria dos praticantes de boulder, essa escalada não seria nada motivante”, disse Ondra se referindo à linha (via) que batizou de Terranova. “Mas isso tem sido como um sonho para mim há anos”, completou.





 

Adaptado de http://gooutside.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário