7 de julho de 2012

Erros comuns na Escalada

01. Uma má comunicação entre os escaladores pode levar o segundo da cordada (segurador) a soltar a segurança do guia antes do tempo. O guia então se pendura na corda esperando que a mesma esteja travada e despenca. Neste caso a comunicação entre os membros da cordada é essencial.

02. O guia cai e o segurador, desatento, deixa a corda correr até o guia bater no solo. Isso não é difícil de acontecer, principalmente quando o guia está em algum ponto entre a primeira e a segunda proteção da via e o segurador deixa a corda com um folga muito grande.

03. O participante dá segurança muito afastado da base da via e é arrastado contra a parede com a queda do guia, adicionando mais corda a queda do mesmo, causando ferimentos no segurador e, possivelmente, a queda do guia até o solo.

04. O segurador conecta o aparelho de segurança de maneira equivocada e não consegue deter a queda do guia. Acidente muito comum com freios automáticos. Check sempre!

05. O guia esquece de completar o nó de encordamento. Uma vez começado um nó, não permita que nada te distraia até que você tenha terminado o nó. Então confira se está tudo certo.

06. O guia tem uma queda descontrolada. Tente manter uma posição estável ao cair e afaste a corda de suas pernas.

07. O guia ou participante esquece de fazer a segunda passada na fivela da cadeirinha. Verifique sempre!

08. O guia passa a corda erradamente pelo mosquetão de gatilho curvo da expressa e, ao cair, a corda desclipa. Preste atenção no sentido da passagem corda nos mosquetões. Use mosquetões com trava nos pontos cruciais.

09. O mosquetão é solicitado no exato momento em que o gatilho está aberto e se parte. Tome cuidado na hora de posicionar os seus mosquetões e troque-os quando estiverem extremamente usados.

10. A corda desconectou do top rope. Use sempre mosquetões com trava ou dois sem trava posicionados um contra o outro.

11. O guia é baixado, em top rope, com a corda deslizando por dentro de uma fita e não de um mosquetão. Consequência: corte da fita. 

12. A outra ponta da corda escapa pelo freio do segurador enquanto baixa o guia, levando-o ao chão. O simples encordamento do segurador ou nó na ponta da corda evitaria este indesculpável erro.

LONG, John. Advanced Rock Climbing

Nenhum comentário:

Postar um comentário