18 de janeiro de 2012

Mínimo impacto ambiental nas escaladas

É cada vez maior o número de pessoas que buscam o contato com a natureza, seja acampando ou praticando os esportes de aventura. Eis aqui uns princípios básicos para uma conduta consciente em ambientes naturais e para a preservação desta maravilha que nós temos ao nosso alcance.


  • Respeite as trilhas: mantenha-se nas trilhas, não crie novas, mesmo que estas se apresentem molhadas.


  • Planejar sempre: informe-se sobre as condições climáticas do local, e prefira os grupos menores, até porque dessa forma causa-se menos impacto, evite as áreas muito populares nos feriados prolongados e entre sempre em contato com a administração da área que você pretende visitar.


  • Traga o seu lixo de volta: não queime nem enterre seu lixo, ao deixar uma área certifique-se de que de que esta se mostra como se ninguém tivesse passado por lá.


  • Admire, mas respeite a natureza, ela é frágil: só tire fotos, não leve nada para casa, nem pedras, nem flores, conchas; imagine se cada um que por ali andasse levasse uma?


  • Educação é básico: não leve animais domésticos, acampe em silêncio, esqueça rádios e instrumentos sonoros, repare nos sons que a natureza te transmite.


  • Fogueiras? Nem pensar: elas podem causar graves incêndios florestais, matam o solo, além de deixar a paisagem feia ao olhar.


  • Se seu interesse é por esportes ao ar livre: busque um centro excursionista, são grupos que promovem atividades como o montanhismo, exploração de cavernas, canoagem. Dessa forma você terá companhia e orientação adequada para compartilhar a natureza com todo o ecossistema que depende dela, sem muito impacto. 
Por Gabriela Saliba do http://www.webventure.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário