19 de março de 2013

Você realmente é um escalador experiente?

Para a maior parte das pessoas que escalam, mesmo que por muitos anos, há muitas facetas da escalada que elas simplesmente desconhecem, ou que conhecem apenas na teoria, nunca tendo efetivamente praticado. E o fato de uma pessoa escalar graus elevados de dificuldade, principalmente em vias esportivas, de forma alguma qualifica esta pessoa com os conhecimentos muitas vezes necessários para escaladas artificiais, com proteção móvel ou em longas vias tradicionais de múltiplas enfiadas. 

Então para saber em quantas anda seu nível de escalada, seja sincero, e responda de forma honesta a você mesmo estas perguntas:

1 -Você é capaz de montar uma ancoragem equalizada e multi-direcional?

2 - Você sabe para que serve uma "extensão" em uma ancoragem, e por quais razões elas podem vir a serem necessárias?

3 - Você sabe qual é tamanho efetivo no qual uma peça móvel (tipo um "friend") pode ser utilizado? 

4 - Você sabe quando é necessário aumentar a distância da costura quando utiliza uma proteção móvel?

5 - Você sabe qual é a força gerada no sistema de proteção em uma típica queda do guia? E em uma escalada "top rope", qual é a força gerada em uma queda?

6 - E com respeito a daisy chains ou solteiras (auto-seguro), quais seriam as opções melhores e mais seguras de ancorar-se?

7 - Você sabe quando a segurança deve ser dada a partir da sua cadeirinha e quando a segurança deve ser dada a partir da ancoragem?

8 - E como dar a segurança a partir da ancoragem?

9 - E quando é conveniente e quando é inadequado utilizar um freio semi-automático (como o grigri) e freios tubulares (como o ATC) ? 

10 - Você sabe como "sair" da corda na qual você está dando segurança (através de um ATC ou Grigri) sem liberar o seu parceiro da segurança ?

11 - Você sabe como de forma rápida e fácil aumentar a distância do seu ponto principal de ancoragem ?
Quando você está dando segurança para o participante, a partir da ancoragem, você sabe como já deixar o rapel montado para você enquanto o participante não chega na "parada" ?

12 - Você sabe fazer o backup durante o rapel ?

13 - Se o seu parceiro de escalada se machucar em uma escalada de múltiplas enfiadas, você sabe como rapelar com o seu parceiro até a base da parede, mesmo o seu parceiro não estando fisicamente capaz de ajudar ?

14 - Se você tiver que emendar duas cordas e baixar seu parceiro de escalada por 120m, você sabe como fazer isso de forma adequada? E para atravessar o nó de união das cordas pelo mecanismo de frenagem ? 
E se o seu parceiro não puder ajudar em nada durante essa descida ?

15 - Você sabe como utilizar vantagens mecânicas para subir o seu parceiro até a "parada" se for necessário?

16 - Você sabe as vantagens e as desvantagens de fazer rapel duplo, simultâneo e contrabalanceado ?
Como você gerencia a corda nas paradas ? e se forem duas cordas ? e em paradas "suspensas" ou em "negativos" ?

17 - E como você gerencia a corda quando alternam-se as pessoas que irão guiar a escalada ? e quando é a mesma pessoa que irá guiar todas as enfiadas ?

18 - Você praticou estes conhecimentos no último mês? ou nos últimos 6 meses ? ou ao menos no último ano?

E ai, muita pergunta sem resposta? Algumas dúvidas como: "eu acho que sei".

A principal resposta a qualquer uma dessas perguntas é a seguinte: quanto mais você conhece a respeito destas nuances e tecnicidades da escalada, mais você aumenta sua experiência, e mais diversão você consegue obter de forma segura durante suas escaladas. Na escalada, grandes conhecimentos sucedem a grandes aventuras!

É interessante ter em mente que "existe uma grande diferença entre escaladores que aprenderam a escalar com amigo, e escaladores que aprenderam as técnicas de forma profissional, em um curso formatado ministrado por profissionais reconhecidamente competentes. Se você se enquadra no primeiro grupo, procure ampliar seus conhecimento, leia livros, vídeos, faça cursos mais avançados...

Fica algumas dicas de estudo que eu encontrei no site do marski

Psicologia da Escalada: Vençendo os próprios medos: Psicologia na escalada

Novo Código de Ética da Montanha, Ética da Escalada e Mínimo Impacto: Código de ética na montanha

Sistema Brasileiro de Graduação de Vias de Escalada: Graduação de vias de escalada

E uma dica de Livro vem do site companhiadaescalada. O livro "Escale Melhor e com Mais Segurança" é um manual fácil de entender e que vai direto ao assunto. Traz informações atualizadas sobre equipamentos, nós, técnicas de escalada, segurança e muito mais.

Você pode encontro o livro em: Escale Melhor e com Mais Seguranca, Cintia e Flavio Daflon,Páginas: 288 , Editora: Companhia da Escalada

Por fim fica a pergunta que não quer calar:

Você realmente é um escalador experiente?


fontes: 
http://www.marski.org 
http://www.companhiadaescalada.com.br