7 de março de 2013

Atingindo o maior nível na escalada


Foto: Petr Pavlicek, Bernartwood.cz
Ele cresceu em Brno, República Checa. Ele começou a escalar aos quatro anos (1999), começou a escalar e foi então que a sua motivação cresceu de forma impressionante única.
 
Adam diz que a cada ano tem um plano específico para melhorar o seu escalando uma grade para ver e funcionou, o que é algo que realmente motiva e ajuda a ver melhor suas fraquezas e como eles devem trabalhar com eles.  

E isso é progresso:
- Aos 8 anos Adam escalou seu primeiro 7b + (VIIIc Br) a vista.
-Aos 9 um 7c + (IXn Br) a vista.
Seu ponto de viragem foi quando eu conseguir fazer sua vista 8a (IXc Br) primeiro com a idade de 10 anos.
-Depois de atingir seu primeiro 8a + (Xa Br) onsight, ele passou a trabalhar um pouco mais rotas.
Aos 11 anos, ele escalou seu primeiro 8c (XIa Br)
-Em 12 8c+ (XIb Br) seu primeiro.
 
E, com a idade de 13 anos, Adão tornou-se o mais jovem alpinista a alcançar a magia do XIc.
 
Hoje em dia Adam Ondra é conhecido por escalar as vias mais difíceis do mundo em algumas tentativas, além de ter sido considerado o primeiro escalador a encadenar XIIc?.
 
Adam procura desenvolver o melhor de sua sua escalada de forma muito inteligente. Primeiro, ele quer saber e sentir exatamente os graus mais difíceis escalados anteriores por outros escaladores antes de tentar  encadenamentos de "futurista" 

e é por isso que por muito tempo tentou repetir as vias mais difíceis em todo o mundo, para ter referências relativamente graus sólidos. Graças a isso, ele obteve uma riqueza movimentos gestuais muito mais completos e, assim, conseguiu aumentar o grau base consistente e referências objetivas.
 
Aqui temos um vídeo de Adam Ondra em um lugar bonito, na Noruega, onde ele aparece conquistando e explicando seu projeto Change 9B+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário