11 de setembro de 2012

XI Encontro de Escaladores do Nordeste é marcado por emoção na palestra de Kika Bradford


A escaladora carioca Kika Bradford ministrou uma palestra sobre Grande vias, grandes responsabilidades, durante a palestra Kika relatou também os momento da despedida de Bernardo Collares no Monte Fitz Roy, na Patagônia argentina com emoção. Ao quebrar a bacia no Monte Fitz Roy, ele não pôde prosseguir a escalada. Bernardo já sabendo que sua situação era bem crítica, mostrou-se muito preocupado com a amiga, que teve que descer sozinha uma montanha que mesmo os escaladores mais experientes preferem enfrentar com um parceiro ou uma equipe. Kika desceu com a esperança de conseguir um resgate a tempo para salvá-lo. Não foi possível. 

No decorrer da palestra Kika detalha os últimos momentos que passou com o companheiro de escalada e a grandeza dele ao dizer adeus à amiga. Segundo a escaladora em seu ultimo diálogo com Bernardo ele me disse: "Kika, daqui eu só saio de helicóptero e você precisa descer sozinha e buscar ajuda." Ele não completou a frase. E ela disse: "Berna não fala isso, porque hoje não vou conseguir chegar à base, vou tentar chegar amanhã". No momento de despedida ela relatou "Beijei a testa dele, disse "eu te amo" e desci. Saí de perto do Berna no dia 3 de janeiro, às 14h.

Com um nó na garganta, todos que estavam no encontro se emocionaram com o relato.


















2 comentários:

  1. De fato um relato incrível desta mulher guerreira.

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de Mulher guerreira e escaladora!!! Com toda certeza a parte mais emocionante do EENE. Pra quem conheceu o Bernado e pra quem viveu todos os detalhes como se estivesse ali no lugar da Kika foi dificil conter as lagrimas! UM ABRAÇO BERNA onde vc esteja olhando por nos, UM BJO KIKA por tudo. obrigado!

    ResponderExcluir